Segue abaixo descrição do vídeo:
Me responde essa pergunta. Quem mais precisa aprender a precificar produtos nesse mercado? A princípio todo mundo, mas existe uma parcela de empreendedores que na minha opinião, precisaria mais do que outros. E o que percebo, é que justamente quem mais precisa, é o que menos se interessa em aprender. E quem tem o privilégio de não se preocupar tanto com isso, são os que mais conhecem de precificação e dominam os números. Então para você não cair nessa armadilha, eu resolvi trazer esse assunto aqui neste vídeo.
Na minha opinião os que mais deveriam conhecer sobre precificação seriam, as pequenas e micro empresas. E porque eu digo isso? O principal motivo, por se tratar de empresas com pouco capital. Qualquer erro que acontecer no cálculo para formação do preço, o mínimo que for, pode levar a empresa à falência. Ou até em uma crise tão profunda que talvez se torne irrecuperável. Então o risco da ruína fica sempre eminente.
Já as grandes empresas, que tem um gigantesco capital, eu diria que até erros consideráveis na precificação, não chegam a ser nem um problema. Só para você ter ideia da proporção, micro e pequenas empresas representam 93% das empresas do Brasil. E não adianta você pensar que as grandes empresas só tem essa capacidade em precificar, porque é grande. Eu diria que um dos motivos dela ser grande, é justamente porque conhece de precificação.
Hoje para você precificar o seu produto de forma correta, você precisaria de apenas lápis, papel e conhecimento em formação de preço. Nada mais do que isso. Nem de planilha do excel você precisa. Então em relação a custo, não seria quase nada. Não é por falta de capital que as micros e pequenas empresas não dominam a precificação.
Eu pessoalmente identifico algumas razões que isso acontece:
A primeira, seria não ter a noção da importância em conhecer esse assunto. Algumas pessoas não têm ideia que se o preço de venda estiver errado, todo o trabalho de fabricação e venda do produto, vai tudo por água abaixo. Vai precisar de muito suor, sangue e lágrima para a pessoa perceber que o resultado não está aparecendo. E a causa disso é simplesmente porque o preço está errado. Na minha opinião, precificação deveria ser a primeira competência para o empreendedor que quer ter resultado na venda de produtos.
O segundo motivo seria achar que apenas as empresas grandes devem-se preocupar com isso. E eu penso exatamente o contrário, quanto menor for o seu negócio, mais top tem que ser o seu processo de precificação. Devido ao risco de ir à falência, se por um acaso, você cometer um erro na previsão dos custos. O processo de precificação é uma atividade que é acessível para todos. Lembra, você precisa apenas de lápis, papel e conhecimento.
O terceiro motivo, é achar que esse assunto é muito complexo ou difícil de aprender. Acredite, se você tiver o método certo, você vai ver que a precificação é um processo até simples, de início, meio e fim. E ainda, quando mais tempo você estiver no mercado, melhor vai ficando a precificação do seu produto. Então o tempo, é uma variável que se você souber usar, faz sua precificação melhorar a cada dia. Mas eu entendo esta dificuldade, porque eu vejo que tem pouco conteúdo que ensina do zero a precificar produto de forma profissional. Essa foi até uma das razões desse canal ser criado.
Mas em breve vou estar disponibilizando no mercado uma forma de precificar do zero pelo maior preço que o cliente está disposto a pagar. Mas isso é assunto para outro vídeo.
Então, você empreendedor, saiba que quanto menor for a sua empresa, maior deverá ser seu conhecimento em relação a precificação do seu produto. Compense as suas limitações financeiras em relação aos seus grandes concorrentes no mercado, tendo o maior e melhor controle de seus custos. Porque a falta dele pode te levar a ruína.
Se você ainda não me conhece, meu nome é Jéfferson, dá um like, se inscreva no canal e deixe um comentário se tiver alguma dúvida. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma, até o próximo vídeo, valeu.