Você sabe a diferença entre preço e valor. Conhecer essa diferença é fundamental para você entender porque o cliente acha o seu produto caro ou barato. Ficou interessado, então vamos pro vídeo.
E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, esse é mais um vídeo que vai te ajudar a melhorar a precificação do seu produto.
Esse vídeo é mais um da série, PRECIFICAÇÃO PARA INICIANTES. Se você tá começando na precificação, assista os demais vídeos desta playlist, que tenho certeza que vai te ajudar.
Primeiro eu vou começar pelo PREÇO. Preço é o valor calculado na precificação do seu produto. Você calcula todos os seus custos, coloca sua margem de lucro e finalmente encontra seu preço de venda. Neste momento o preço de venda do seu produto é como o piso. Seria o valor mínimo que você aceitaria vender o seu produto. Então o PREÇO, ele surge da visão interna da empresa.
Bem diferente do VALOR. O VALOR, ele é o preço que o cliente está disposto a pagar no seu produto pelos benefícios percebidos. Ou seja, o VALOR vem da percepção da visão externa. E esse valor seria o máximo que o cliente pagaria pelo seu produto. Então o PREÇO, seria o valor mínimo que você venderia o seu produto e o VALOR, seria o preço máximo que o cliente pagaria no seu produto. Justamente a diferença entre os dois é que faz o cliente achar o seu produto caro ou barato.
O seu produto será considerado caro, quando o cliente acha que o VALOR está menor do que o PREÇO que você estipulou. e um produto será considerado barato, quando o cliente vê que o VALOR está maior do que o PREÇO. Quanto maior for a distância entre PREÇO e VALOR, nessa proporção, o VALOR sempre acima do PREÇO, mais barato na visão do cliente seu produto vai ficar. Entendendo esses dois conceitos, pra você ter um produto barato, não necessariamente você precisa reduzir o preço do seu produto. Muitas das vezes é melhor aumentar o VALOR.
A grande pergunta é, mas como aumentar o valor do meu produto? o caminho pra essa resposta é conhecer o que o seu cliente realmente valoriza no seu produto. Isso é assunto pra outro vídeo, mas existem vários fatores que interferem no valor percebido pelo cliente que você precisa ficar ligado. alguns deles como exemplos:
Qualidade, durabilidade, desempenho, prestígio, segurança, design, estilo, rapidez, personalização, funcionalidade e relacionamento. Esses são alguns requisitos que você pode estar observando no seu produto para aumentar o valor percebido pelo cliente.
Nesse vídeo eu expliquei a diferença entre preço e valor. Sendo PREÇO o valor mínimo que você venderia o produto e o VALOR o preço máximo que o cliente pagaria pelo produto. Justamente a diferença entre os dois, é o que define a visão do cliente se o produto está caro ou barato.
Pra você que quer aprender sobre precificação, não deixe de acompanhar os vídeos deste canal. Se inscreva, pra você receber um aviso quando tiver vídeo novo e deixe um comentário se tiver alguma dúvida e gostaria que eu respondesse. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma. Até o próximo vídeo e valeu.