Você sabe a diferença entre custo fixo e o custo variável? Se você não sabe, apenas esses 2 já representam 50% da precificação do seu produto. Ficou interessado, então vamos pro vídeo.
E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, esse é mais um vídeo que vai te ajudar a melhorar a precificação do seu produto ou do seu serviço.
Existem várias formas de considerar os custos do seu produto. Existe até uma diferença entre o que é custo e o que é despesa, se é direto ou se é indireto. Eu vou desconsiderar todas essas terminologias, porque pra mim, isso mais atrapalha do que ajuda, quem precisa aprender a precificar o seu produto. Pra simplificar e facilitar a compreensão. Vamos separar todos os custos envolvidos na fabricação e venda do seu produto em dois grupos. O primeiro será o custo fixo e o segundo o custo variável.
O preço de venda do seu produto é formado por 4 principais grupos. Que seria o custo variável, o custo fixo, os impostos e o lucro. Então entender bem apenas os custos, já representa 50% do preço de venda do seu produto.
Esse vídeo é mais um da série, PRECIFICAÇÃO PARA INICIANTES. Se você está começando agora a aprender a precificar seu produto ou serviço, assista os demais vídeos desta playlist, que tenho certeza que vai te ajudar. No seu negócio, você sempre terá um custo total mensal que pode ser dividido entre custo fixo e variável.
O custo fixo é aquele que não se altera com a quantidade de vendas do seu produto. Então se você vender pouco ou muito, esse custo será o mesmo. Vou falar alguns exemplos de custo fixo, pra você entender bem o que seria. O custo de aluguel, internet, telefone, pró-labore que é o seu salário de empreendedor, custo do seu contador ou de outro prestador de serviço, salário da faxineira ou diarista, salário do entregador se você tiver um funcionário fixo que faz as entregas, manutenção de algum equipamento, material de limpeza e por ai vai.
Já o custo variável é aquele que está diretamente ligado à quantidade de produtos que você vende. Se você aumenta suas vendas, o custo variável aumenta, se você não vende nada, o custo variável é zero. Um exemplo de custo variável, seria os materiais e mão de obra pra fabricar o seu produto, frete, comissões, taxa da maquininha de cartão, embalagem, impostos, e por ai vai. Importante dizer que pode acontecer de algum custo fixo passar a ser variável.
Por exemplo, hoje você considera o aluguel como custo fixo, porém você pode precisar de um espaço maior se aumentar a quantidade de vendas. Então se o custo do aluguel aumenta devido ao aumento das vendas, então ele não é mais custo fixo. Para que estas situações não aconteçam na hora de definir se é custo fixo ou variável.
Você precisa fazer essa análise baseado na quantidade de venda mínima no mês para você começar a ter lucro. Também conhecido como ponto de equilíbrio. Eu já gravei um vídeo no canal, onde eu explico o que é o ponto de equilíbrio e como descobrir a quantidade exata de vendas necessárias no mês, para começar a ter lucro.
Se você não viu ainda, dê uma olhada nesse vídeo, porque é extremamente importante conhecer o ponto de equilíbrio do seu negócio. Outra coisa que também pode acontecer, é o mesmo custo ser considerado fixo e variável ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas isso é até comum de acontecer. Um exemplo, seria o custo da energia elétrica. Se você observar na descrição da conta de energia emitida pela concessionária. Existe um custo fixo que vem na conta de energia que é independente do consumo. Então você pode separar o custo da energia, uma parte como custo fixo e a outra como custo variável.
O principal motivo de você precisar entender bem a diferença entre custo fixo e variável além de melhorar a precificação do seu produto. É que existem várias análises estratégicas de preço que se baseiam nesses custos. Neste canal você vai encontrar uma playlist chamada GESTÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS, onde eu apresento essas análises.
Nesse vídeo eu expliquei a diferença entre custo fixo e variável. Sendo o fixo aquele que não se altera em relação a quantidade de vendas. E o variável, aquele que está diretamente ligado a quantidade de produtos que você vende. Apenas esses dois custos representam 50% da composição do preço do seu produto ou serviço. E além disso, são muitos utilizados nas análises estratégicas de preço que são feitas para posicionar o produto no mercado.
Pra você que quer aprender sobre precificação, não deixe de acompanhar os vídeos deste canal. Se inscreva, pra você receber um aviso quando tiver vídeo novo e deixe um comentário se tiver alguma dúvida e gostaria que eu respondesse. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma. Até o próximo vídeo e valeu.