Se eu te falar agora que a solução pra você deixar de ter prejuízo, é aumentar o preço de todos os seus produtos em 10%. O que você faria? A maioria das pessoas quando escutam isso, morrem de medo e acabam paralisadas, mantendo o preço antigo. Mesmo sabendo que essa atitude vai levar a empresa pro buraco. Então nesse vídeo eu vou explicar porque que isso acontece e o que você precisa saber para não cair nessa armadilha.
Você sente algum desconforto na hora de falar pro cliente que o preço do seu produto aumentou?” Ou pior, só de você pensar em falar isso com ele, você já se sente mal? Se isso acontece com você, então é a hora de se questionar o quanto você está preparado para fazer a gestão do preço do seu produto. Normalmente as pessoas evitam aumentar o preço, por medo.
Medo do desconhecido, não sabe qual vai ser a reação do cliente. Medo do conflito, já projeta que o cliente vai querer discutir calorosamente. e o medo da rejeição, o cliente não vai querer mais comprar de você. Se a pessoa que vende o produto for a mesma que precifica, esse problema é ainda maior. O medo se torna tão grande que a pessoa não tem coragem de aumentar o preço e fica paralisada. Outra situação que já aconteceu comigo e vou usar como exemplo.
Uma vez eu entrei em uma loja para comprar qualquer coisa e o vendedor logo após que ele me falou o preço, ele já informou que tinha desconto que era só pedir pro gerente. Esse é mais um exemplo do medo. Mesmo o vendedor não sendo o responsável pela precificação. O medo do desconhecido, do conflito e da rejeição, faz ele antes mesmo do cliente falar qualquer coisa, ele já diz que tem desconto. Eu nem tive tempo de avaliar o preço que o vendedor me disse, e logo em seguida eu já sabia que aquele preço não era o preço de venda.
A primeira coisa que você precisa entender. Isso serve tanto pra você que precifica e vende o seu produto ou apenas precifica e outra pessoa é que vende. Esse medo, que eu expliquei no início, do desconhecido, do conflito e da rejeição, é causado por 3 motivos.
O primeiro motivo é da própria natureza humana, tem estudos que apontam que todas as nossas ações são baseadas ou na busca por prazer ou na fuga da dor. E ainda, esse estudo apontou que as pessoas são mais motivadas a evitar a dor do que buscar uma recompensa. Então, em geral, para a maioria das pessoas, seu cérebro não quer entrar em conflito com o cliente. Esse é o primeiro ponto.
O segundo motivo que faz você ter medo em aumentar o preço é a falta de conhecimento na precificação. Se você ainda não sabe, a decisão do cliente em comprar ou não ou seu produto, não está totalmente ligado ao preço. O que faz o cliente achar caro ou barato é a diferença entre preço e valor. Se você ainda não sabe essa diferença, eu vou deixar na descrição o link de um vídeo que eu explico melhor sobre isso.
Outro ponto importante que influencia a decisão do cliente na hora da compra é a forma que você apresenta o preço. Tem gente que vende mais e às vezes mais caro, simplesmente porque mudou a forma de apresentar o preço. Também vou deixar na descrição um outro vídeo que eu falo sobre algumas formas de apresentar o preço. Se você ainda não viu, recomendo assistir esse vídeo.
E o terceiro motivo é deixar uma experiência ruim do passado te dominar. Vou dar um exemplo para ficar melhor de entender. Eu tenho certeza que você já teve um cliente que reclamou que seu produto estava caro. Então você se baseia no comportamento desse cliente como padrão para todos os seus clientes. E isso não pode acontecer, talvez o comportamento desse cliente represente apenas 1% de todos os seus clientes. Então eu te pergunto, e a opinião dos 99% dos seus clientes, que não reclamaram do preço e que gostam do seu produto?
Infelizmente a gente dá mais ouvido para as críticas do que para os elogios. Então, não deixe que a experiência ruim de 1% dos seus clientes seja parâmetro para você estabelecer o seu preço de venda. Agora, como você deve fazer para aumentar o preço?
Da mesma forma que você precifica o seu produto, calculando todos os seus custos. Eu vou te ensinar como analisar essa situação de forma técnica e profissional com o foco total no resultado da sua empresa. No início do vídeo eu sugeri você aumentar o seu preço em 10%, se sua margem de contribuição for de 30%, isso significa que você pode perder até 25% dos seus clientes e manter o mesmo lucro.
Imagina só, manter o mesmo lucro, mesmo perdendo 25% dos clientes. Isso significa que é menos gasto com pós venda, menos custo de frete, menos custo de aquisição dos produtos, menos risco de problemas de entrega pelo correios, enfim. Manter o mesmo lucro com menos cliente só tem ponto positivo. Vamos pra tela computador, que eu faço questão de você aprender como fazer esse cálculo. Porque é ela que tem que ser utilizada como referência na hora de implementar o aumento do preço de venda.
A mensagem que eu quero deixar nesse vídeo é: não deixe o MEDO te influenciar na hora de precificar o seu produto. A precificação é o início e o fim da sua empresa. Quando você identificar a necessidade de aumentar o preço de venda do seu produto. Faça a análise de quantos clientes você poderá perder e compare como ficará o seu lucro. O seu foco durante esse processo é o lucro e não o lado negativo de perder clientes.
Se você ainda não me conhece, meu nome é Jéfferson, dá um like, se inscreva no canal e deixe um comentário se tiver alguma dúvida. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma, até o próximo vídeo, valeu.