OS CUSTOS DO MEU PRODUTO SÓ AUMENTA, O que eu devo fazer?

Este artigo refere-se a transcrição do vídeo abaixo:

Os custos do seu produto estão aumentando e você está com medo de perder cliente se atualizar seu preço de venda? Nesse vídeo eu vou falar sobre esse problema e suas consequências e ainda vou dar duas dicas para você não cometer esse erro.

E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, se você se interessa em aprender ou melhorar a precificação do seu produto ou serviço, não deixe de acompanhar os vídeos deste canal.

O que acontece é o seguinte, você vem percebendo que os custos do seu produto, só vem aumentando. Então com medo de perder cliente, você resolve NÃO atualizar sua precificação e mantém o mesmo preço de venda. Para não desanimar na venda, você não faz questão nenhuma em saber qual o impacto disso na sua margem de lucro. Então, por causa do medo de perder cliente você sacrifica sua margem de lucro e não se interessa em saber o impacto disso no seu negócio. Isso é um problema enorme que prejudica todo mundo no mercado, porque reduz sua margem de lucro ou pode até levar você à falência. Indiretamente traz também outro problema que é puxar para baixo o preço de venda do seu produto.

Infelizmente 80% das empresas no Brasil abrem falência no primeiro ano.  Essa estatística tem que ser um alerta para você, quando toma a decisão de deixar o medo de perder cliente te fazer ignorar os seus custos. Importante entender que isso ocorre, muitas vezes, porque as pessoas baseiam o seu preço com a concorrência, não fazendo o que eu recomendo que é estruturar sua precificação, manter sua margem de lucro e estabelecer o seu preço de venda. Então a pessoa vê o seu concorrente mantendo o mesmo preço, mesmo os custos aumentando, então fica o empreendedor em um loop, fazendo a guerra de menor preço, perdendo margem e correndo sério risco da falência.

O impacto desse comportamento não prejudica apenas quem não está mais no mercado ou para as empresas que fecharam, também prejudica as empresas que continuam no mercado. Mas agora, o que você tem que fazer para não entrar nesse loop da guerra do menor preço? A primeira coisa é o seguinte, se você resolver diminuir a sua margem de lucro, para manter o mesmo preço de venda diante do aumento do custo do seu produto. Então obrigatoriamente, você deverá ter mais atenção na sua precificação, quanto menor for sua margem, maior deverá ser o seu controle de custo. 

Tenha de forma detalhada todos os seus custos para que você saiba exatamente até quando poderá manter o seu preço de venda, sem prejudicar sua empresa. Em resumo, a dica é a seguinte: você irá estabelecer o seu limite, o percentual mínimo da sua margem de lucro que você concorda em utilizar durante o aumento dos custos.  Então você vai atualizando sua precificação e analisando se a sua margem atingiu ou não o limite que você estabeleceuDesta forma, você está no controle. Utilizando a precificação detalhada a seu favor e salvando seu negócio.

Outra dica, que pra mim essa é a dica matadora é a seguinte: é você manter sua margem de lucro, mesmo tendo aumento dos custos do seu produto. Quando você for estabelecer o seu preço de venda, você vai inserir no custo 5 a 10% sobre os materiais, justamente para que se houver algum aumento do seu custo ao longo do ano, já estará previsto no seu preço de venda esse percentual. Então você vai manter o seu preço, mesmo tendo aumento dos seus custos, sem comprometer sua margem de lucro.

Depois que você fizer isso, você vai alterar o seu preço de venda, apenas quando o percentual que você adotou não cobrir o aumento dos custos. Quando isso acontecer, você repete a estratégia de adicionar 5 a 10%. Nesse vídeo eu informei um dado estatístico que 80% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano. Como muitos empreendedores baseiam seu preço no dos concorrentes, acabam entrando no loop da guerra de menor preço e não fazem um controle detalhado da precificação de seu produto. 

Diante desse cenário, os custos do produto aumentam diversas vezes durante o ano e o empreendedor com medo de perder o cliente não repassa esse custo. Então eu passei duas dicas para quem não quer alterar o seu preço de venda. A primeira seria estabelecer a menor margem de lucro do seu negócio e controlar até o limite que você definiu. A segunda é adicionar desde do início um percentual de 5 a 10% no custo do seu produto para cobrir esse aumento ao longo do ano que não irá comprometer sua margem.

Isso tudo é para você não entrar no loop da guerra de menor preço, que não é bom para ninguém. 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado.

Até o próximo vídeo, valeu.

plugins premium WordPress