DEFINIR PREÇO DE DENTRO PRA FORA OU DE FORA PRA DENTRO? | Conheça a nova tendência de precificação

Você sabe a diferença entre definir o preço do seu produto de dentro pra fora e de fora pra dentroPode parecer muito estranho o que eu acabei de falar, mas nesse vídeo você vai entender como se precificava no passado e a forma correta de precificação hoje em dia. Ficou interessado, então vamos pro vídeo.

 

E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, esse é mais um vídeo que vai te ajudar a melhorar a precificação do seu produto ou do seu serviço.

 

Se você já vem acompanhando os vídeos desse canal, você já deve ter percebido que pra calcular o preço de venda do seu produto ou serviço vai muito mais além do que apenas calcular custo. Se fosse assim, se eu e você vendêssemos o mesmo produto, no mesmo estado e na mesma cidade, o que diferencia o meu preço do seu, seria apenas a margem de lucro, certo?. Mas não é assim que funciona. Existem diversas variáveis que estão relacionadas na precificação que talvez você nem sabe.

 

Mas em cada vídeo eu procuro falar um pouco além dos números para te mostrar o lado estratégico que existe por trás da precificação. e justamente o conceito de precificar o produto de dentro pra fora foi um paradigma que deixou de existir e passou a ser de fora pra dentroEssa mudança aconteceu primeiro lá fora e depois aqui no Brasil, e está crescendo cada dia mais.

 

Antigamente o preço de venda era simplesmente o somatório dos custos mais o Lucro. Isso por muitos anos foi aceito como correto e sem restrição. As empresas na precificação não se preocupavam com a concorrência e nem com os clientes. Eles analisavam internamente o processo, planilhava tudo e definia o preço de venda. Em resumo o preço era definido da visão interna, de dentro pra foraÉ claro que o preço do produto deve ser suficiente para pagar todos os custos e sobrar um lucro compatível com a atividade, porém desde que o mercado o absorva e aceite. E  era isso que eles ignoravam.

 

De maneira global, começou o aumento da concorrência, entrada de produtos importados com preços muito baixos, crescente demanda por qualidade e modernidade. O cliente passou a ter um poder muito grande de barganha. Hoje com o celular você consegue fazer um orçamento em vários locais diferentes pelo mesmo produto em minutos e sem sair de casa. Diante disso tudo, o cliente então deixa claro o que está disposto a pagar por um produto ou serviço. Portanto, o cliente e a concorrência passam a fazer parte da precificação do seu produto, acabando com o jeito antigo que eu falei no início do vídeo e  então estabelece que o preço é dado pelo mercado. De “fora pra dentro”.

 

Então o seu lucro vai ser o preço que o cliente está disposto a pagar menos os seus custos. O que  sobrar será o seu lucro. Essa mudança é brutal. Enquanto o modelo antigo, aquele de “dentro pra fora” a empresa definia o preço, simplesmente repassando os custos e colocando o lucro. Agora no modelo atual, “de fora pra dentro”, é diferente, o preço é definido pelo mercadoO cliente leva em conta o valor, poder aquisitivo, valor do dinheiro, qualidade, alternativas de escolhas e utilidades. Isso pra empresa ou pra você que tá montando o seu próprio negócio. Isso significa que você precisa repensar seu produto ou serviço em função dessa condição externa.

 

Ou seja, de fora para dentro, buscando seu retorno e valorização, via produtividade, redução de custos, eficiência, qualidade, o que significa repensar a empresa estrategicamente quanto aos métodos de gestão. Eu gosto de resumir as coisas, pra você pegar o que é importante. De tudo que eu falei, Você não pode estabelecer o preço de venda do seu produto ou serviço, sem considerar a percepção de valor do seu público alvo e a sua concorrênciaVocê jamais deve ignorar esses fatores externos na sua precificação. Pare de precificar de dentro pra fora e passe a definir seu preço de fora pra dentro.

 

Nesse vídeo eu expliquei a diferença entre definir o preço de dentro pra fora e de fora pra dentro. O de “dentro pra fora” é quando você estabelece seu preço, apenas repassando os custos e adicionando o lucro. Já o de “fora pra dentro” é quando você avalia o preço que o mercado está disposto a pagar e desconta os seus custos para descobrir o seu lucro. Depois desse vídeo, não dá mais pra você não considerar o seu cliente e os seus concorrentes na sua precificação.

 

Pra você que quer aprender sobre precificação, não deixe de acompanhar os vídeos deste canal. Se inscreva, pra você receber um aviso quando tiver vídeo novo e deixe um comentário se tiver alguma dúvida e gostaria que eu respondesse. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma. Até o próximo vídeo e valeu.

plugins premium WordPress