COMO INSERIR PERDA E DESPERDÍCIO NO PREÇO DE VENDA DO MEU PRODUTO?

Este artigo refere-se a transcrição do vídeo abaixo:

Como inserir o custo da perda e do desperdício no preço de venda do meu produto? desse vídeo eu vou explicar a diferença entre perda e desperdício, como que você vai calcular e inserir na precificação do seu produto. Ficou interessado, então vamos pro vídeo.

E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, esse é mais um vídeo para te ajudar a melhorar o preço de venda do seu produto.

É praticamente impossível você fabricar alguma coisa, sem ter perda ou desperdício, então o problema não é ter a perda ou desperdício, mas é você não saber qual o custo disso e não considerar no preço de venda do seu produto.

Quanto maior for o custo da perda ou desperdício, mais alto vai ficar o seu preço de custo e talvez menor vai ficar a sua margem de lucro.

Se você já tem algumas vendas, mas não está vendo a cor do dinheiro do seu lucro, talvez esse custo seja o motivo disso estar acontecendo com você.

Então vamos entender o que é cada um deles.

Vamos começar pela PERDA. a PERDA é o somatório do que efetivamente se perda desde da compra dos seus materiais para fabricar seu produto até a entrega do seu produto finalizado pro cliente.

Quais são os tipos mais comuns das perdas?

A PRIMEIRA, acontece no processo de ENTREGA

É quando o fornecedor não embala direito os materiais antes de enviar pelos correios ou transportadora. Ai quando chega na sua casa, alguns estão quebrados, amassado, arranhado, enfim de alguma forma danificado de um jeito que não dá para ser utilizado na fabricação do seu produto. Eu tive casos aqui que quando comprava frasco de vidro, chegava em casa diversos frascos arranhados, porque simplesmente ele embalava um ao lado do outro juntos, sem um proteção entre os frascos. Então vários frascos de vidro chegavam arranhados em casa e não dava para usar para entregar para o cliente.

Esse é um bom exemplo, na hora de você avaliar qual o melhor preço entre os fornecedores é considerar a perda de cada um deles. Neste caso, eu tive que mudar de fornecedor, que a princípio era o mais caro, porém ele embalava individualmente cada frasco e chegava em casa em perfeitas condições para uso. 100% do que eu comprava eu podia utilizar na fabricação, então no final das contas ele era de fato o mais barato do que o outra que entregava tudo arranhado.

A SEGUNDA, armazenar os insumo de maneira errada. Uma vez eu deixei as sacolas personalizadas no chão e acabou molhando.

A TERCEIRA, é quando você utiliza insumo perecível. Então chega a data de validade e você não usou. Vai ter que descartar, vai ter que jogar fora.

A QUARTA, essa é a perda inevitável, é referente ao processo de fabricação. Então você sempre gasta um pouco a mais do que vai ficar no resultado do produto final. por exemplo se esse difusor tem 250ml, provavelmente eu gastei um pouco a mais para conseguir ter esse 250ml, é uma perda normal durante o processo de fabricação. 

Esses foram alguns exemplos que pude lembrar agora, mas ainda tem mais. Você tem que ser observador e identificar outros momentos de perda na fabricação de seu produto.

Agora o DESPERDÍCIO, é um pouquinho diferente. Seria você utilizar recurso além do que precisa.

Ex: Você está fabricando uma vela ou um difusor de aromas e você acredita que se aumentar a dosagem da essência o produto vai exalar mais aromas. Então você está gastando mais material para dar o mesmo resultado. O DESPERDÍCIO é isso. É você querer melhorar seu produto cada vez mais consumindo mais insumo, mas o resultado final não melhora.

Mas os 2 tem uma coisa em comum, faz você ter um custo adicional que tem que ser considerado no preço de venda do seu produto. Outra coisa importante é sempre ficar de olho nas oportunidades de redução desse gasto, porque qualquer economia se transforma em lucro final na venda do seu produto.

Agora eu mostrar na tela do computador as 3 formas diferentes de inserir o custo das perdas e desperdícios no preço de venda do seu produto.

A primeira forma é aplicar uma porcentagem geral para todos os material. Dessa forma o percentual é igual para todos os materiais. Vamos pra tela do computador.

A segunda forma é aplicar individualmente essa perda ou desperdício no índice de cada material. Desse jeito é possível você definir um percentual diferente para cada um, então o percentual do frasco, pode ser diferente do percentual da essência e por ai vai. vamos para tela do computador.

A terceira forma é aplicar individualmente essa perda/desperdicio no custo unitário de cada material. Desse jeito você pode atribuir diferenciação por material. vamos para tela do computador.

Então nesse vídeo eu expliquei o que é perda e desperdício. Em resumo perda é o que efetivamente se perde ao longo do processo de fabricação e desperdício seria o consumo extra desnecessário que não melhora o produto.

E expliquei as 3 formas de inserir no preço de venda, o custo da perda/despedício. Sendo a primeira um percentual geral sobre o total dos materiais. A segunda que seria adicionar no índice de cada material e a terceira que seria adicionar no custo unitário de cada material.

Não existe certo ou errado, você que tem avaliar e escolher o que é melhor para você, mas se você quer minha opinião, te recomendo utilizar a segunda opção. que é adicionar no índice de cada material, pq é assim que eu faço.

Pessoal, não quero ser chato, mas já sendo. Se você gostou do vídeo deixa aquele like e se ficou alguma dúvida deixe nos comentários que irei te ajudar. Estou fazendo de tudo para compartilhar com vocês esse meu conhecimento na área da precificação, pq eu sei da dificuldade que é de encontrar esse conteúdo aqui no youtube. 

Então até o próximo vídeo, valeu.

2 comentários em “COMO INSERIR PERDA E DESPERDÍCIO NO PREÇO DE VENDA DO MEU PRODUTO?”

  1. I must thank you for the efforts youve put in penning this site. I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now 😉

Comentários encerrados.

plugins premium WordPress