APRENDA UTILIZAR O CUSTO DOS EQUIPAMENTOS PARADOS PARA AUMENTAR O SEU LUCRO OU TE FAZER VENDER MAIS

Nesse vídeo eu vou te mostrar como o custo do seu equipamento PARADO vai te ajudar aumentar a margem de lucro do seu produto ou tornar o seu preço mais competitivo no mercado. Você que vai escolher. Ficou interessado, talvez curioso, então vamos para o vídeo que eu vou entregar o que estou prometendo.

E ai pessoal, meu nome é Jéfferson, se você já percebeu que dominar a precificação do seu produto é tão importante quanto fabricá-lo. Esse vídeo vai te mostrar mais um passo que você tem que tomar para melhorar sua precificação.

Talvez você não percebeu ainda, mas quando você está fabricando o seu produto, o equipamento que você usa, ele não fica ligado em funcionamento o tempo todo. Durante o processo de fabricação, você PARA o seu equipamento, por diversas vezes, que não tem nada de errado, faz parte do processo normal de fabricação. Eu vou dar um exemplo simples, para você entender do que eu to falando, então aí você adapta para o seu produto e equipamento que você utiliza. Vamos supor que você trabalha com costura, então durante o processo de fabricação de uma peça de roupa, você irá parar o equipamento para enrolar a bobina com a linha, fazer a passagem da linha na máquina, você configura a máquina para o tipo de tecido, tira algumas medidas, corta com a tesoura, enfim. São várias atividades que você faz durante o processo de fabricação do seu produto, que seu equipamento fica absolutamente parado. E é justamente esse tempo que o equipamento fica parado é que eu vou te mostrar como usar isso a seu favor.

De cara eu já vou falar a estratégia. Vou explicar qual o segredo por trás da promessa que eu fiz no início do vídeo. Normalmente quando uma pessoa vai calcular o custo da hora do equipamento para precificar o seu produto, ela não leva em consideração o período que o equipamento fica parado, então o custo encontrado é como se o equipamento estivesse funcionando o tempo todo, direto. Mas na realidade, não é assim que funciona. Então a estratégia é descobrir qual o percentual de tempo que seu equipamento fica parado durante o processo de fabricação, calcular quanto custa e incorporar esse custo no preço de venda do seu produto. Fazendo isso, o preço de venda do seu produto irá diminuir. Então você escolhe aumentar a margem de lucro ou manter o preço de venda mais baixo mesmo, para ser mais competitivo no mercado, mantendo a mesma margem que você já tinha. Fique tranquila, que eu vou explicar no passo a passo de como fazer e ainda demonstrar com exemplo na planilha com todas as fórmulas prontas, já no automático. Por onde a gente começa? 

O primeiro passo é calcular o custo da hora do seu equipamento funcionando e produzindo seu produto normalmente. Vamos chamar esse custo de HORA PRODUTIVA.

Eu já gravei um vídeo explicando em detalhes como calcular a hora produtiva do seu equipamento, vou deixar o card aqui em cima se você quiser assistir, mas nesse vídeo eu NÃO vou explicar tudo de novo em detalhes, vou fazer um resumão. Para calcular a hora produtiva, você terá que somar o custo de propriedade, operação e manutenção.

Cequip. = Cprop. + Coper. + Cman.

Cequip.: Custo do equipamento 

Cprop.: Custo de propriedade

Coper.: Custo de operação

Cman.: Custo de manutenção

Basicamente é o seguinte: o custo de propriedade é o somatório da depreciação mais o juros. 

Cprop.= D + J

Cprp.: Custo de Propriedade

D: Depreciação

J: juros

O custo de operação para equipamento elétrico é o somatório da mão de obra para operar o equipamento e o custo da energia. 

Coper. = E + MO 

Coper.: custo de operação

E: energia

MO: mão de obra (operação)

O custo de manutenção, se você não tem idéia de quanto custa a manutenção do seu equipamento, existe uma fórmula muito simples que você pode utilizar que vai te ajudar a estimar esse custo que é ….”o valor de compra do equipamento dividido pela vida útil em horas vezes zero vírgula seis”. Nessa fórmula você vai encontrar o custo de manutenção por hora. 

Cman.=0,6 x Vcn x a

Cman.: Custo de manutenção

Vc: valor de compra do equipamento

n: vida útil do equipamento em anos

a: quantidade de horas trabalhadas por ano

Então para você calcular o custo da HORA PRODUTIVA do seu equipamento elétrico é só somar tudo. O custo de depreciação, juros, energia elétrica, mão de obra de operação e custo de manutenção. 

Hprodutiva= D+J+E+MO+Cman

Não precisa se preocupar com as fórmulas que eu vou disponibilizar uma planilha que vai fazer tudo automático pra você. Aqui você só precisa entender de onde vêm os números. A planilha vai calcular tudo automático.

O segundo passo é calcular o custo da hora que o seu equipamento fica parado durante a fabricação do seu produto. Vamos chamar esse custo de HORA IMPRODUTIVA.

Esse é mais fácil de calcular, porque como você já encontrou o custo da hora produtiva, agora é só excluir o custo de energia e manutenção que você encontra o custo da hora improdutiva. Então hora improdutiva é a soma da depreciação, juros e mão de obra de operação.

Himprodutiva= D+J+MO

Vamos para tela do computador que eu vou mostrar diretamente na planilha como é fácil fazer essa conta.

 Nesse vídeo expliquei o que é hora produtiva e improdutiva. Demonstrei na planilha a estratégia de utilizar hora parada do seu equipamento para aumentar sua margem de lucro ou tornar o preço de venda do seu produto mais competitivo. É claro que existem vários outros pontos que eu não mencionei nesse vídeo que ainda dá para melhorar muito mais a sua precificação, mas não é o foco deste vídeo. O objetivo é que você entenda a estratégia da hora improdutiva e passe a utilizar no preço do seu produto.  

Pra você que tem vontade de aprender um pouco mais sobre precificação de produtos, não deixe de acompanhar os vídeos deste canal. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma. Até o próximo vídeo e valeu.

plugins premium WordPress