COMO INSERIR O CUSTO DO IR NO PREÇO DE VENDA DO SEU PRODUTO? Geralmente o imposto de renda de pessoa jurídica está associado ao lucro do ano fiscal da empresa, então a dúvida é o seguinte. Se a sua empresa não teve lucro, então não terá que pagar o IR. Não tendo que pagar IR, você precisa considerar esse custo no preço de venda do meu produto?
É sobre isso que vou falar nestes artigo. Se você quiser veja o conteúdo nesse vídeo abaixo.
E ai pessoal, meu nome é Jefferson, se você se interessa em aprender ou melhorar a precificação do seu produto ou serviço, não deixe de acompanhar os artigos deste site.
Pra quem não sabe, o imposto de renda é o maior imposto do BRASIL, está em primeiro lugar do ranking entre os impostos. Então, temos que dar uma atenção especial para ele.
O imposto de renda é cobrado de forma diferente nas empresas e está associado ao regime tributário. De forma simplificada, você poderá pagar IR sobre o seu lucro ou sobre seu faturamento.
Então é comum algumas pessoas, por não terem o custo do IR, achar que não deve incluir esse custo no preço de venda do seu produto.
Além disso, ainda tem um problema que acontece que é confundir o lucro da empresa com a margem de lucro do produto.
Vamos entender primeiro essa diferença entre a margem de lucro do produto e o lucro da empresa.
A margem de lucro é o que você quer receber sobre o preço de venda do seu produto. Então se você vende um produto de R$ 100 e sua margem de lucro é de 40%, então seu lucro na venda de cada produto é de R$ 40. simples assim.
Agora o lucro da empresa é o balanço que é feito durante o período de 1 ano que é chamado de ano fiscal, onde é calculado a diferença entre o seu faturamento com todos os seus custos.
Então é possível você vender durante o ano inteiro e não precisar pagar IR, mas também pode acontecer que independente se você teve lucro ou não, você paga IR do mesmo jeito.
Respondendo a pergunta, devo ou não considerar o custo do IR no preço de venda do meu produto? E a resposta é SIM. Você tem que considerar esse custo na sua precificação, mesmo que pelo seu regime tributário, você não tenha que pagar. Você tem que estar preparado para o pior cenário que é ter que pagar.
Você pode escolher entre 3 regimes de tributação. Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Fique tranquilo que eu vou ser objetivo e te explicar apenas o que você tem que saber para inserir esse custo na sua precificação.
No Simples Nacional o IR é cobrado sobre o seu faturamento, então mesmo se sua empresa teve prejuízo, você tem que pagar esse imposto.
No Lucro Presumido é cobrado também sobre o seu faturamento, mesmo sua empresa tendo prejuízo.
Agora no Lucro Real é cobrado apenas quando sua empresa efetivamente teve lucro no ano fiscal. Então, se você teve lucro zero ou até prejuízo, não vai ter que pagar o IR.
Quero deixar uma dica, que é não deixar de fazer uma consulta com um contador para ele te informar quais serão as taxas correspondentes ao seu negócio.
Por exemplo, o simples nacional só é simples no nome. Se você for estudar a fundo em qual faixa de tributação está a sua empresa, você vai descobrir uma infinidade de condições e variáveis, então acredite, jamais deixe de consultar um contator.
Uma pergunta muito comum é, qual é o melhor regime de tributação para minha empresa, o simples nacional, lucro presumido ou lucro real? Essa resposta não é simples e de novo recomendo consultar um contador, porque ele irá realizar uma análise comparativa entre as três e sugerir para você a melhor opção.
Agora que a gente já sabe como o IR é cobrado conforme o regime de tributação, vou demonstrar na tela do computador como inserir esse custo no preço de venda do seu produto.
Apenas para relembrar, nesse artigo eu expliquei qual a diferença entre margem de lucro e o lucro da empresa.
Falei sobre os 3 regimes de tributação, que são o Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real.
E demonstrei na prática como inserir o custo do IR em cada tipo de regime tributário no preço de venda do seu produto.
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Se você tem alguma dúvida, ou tem alguma coisa que eu disse nesse artigo que não tenha ficado claro, pode deixar nos comentários que eu irei responder. Vou deixar uma pergunta aqui no final, nesse artigo eu falei que o IR é o imposto maior de todos, então você saberia me dizer qual é o segundo mais caro. Se você souber, deixe nos comentários.
Até o próximo artigo, valeu.
I must thank you for the efforts youve put in penning this site. I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now 😉
thanks