VOCÊ PRECISA CONHECER OS NÚMEROS PARA PRECIFICAR O SEU PRODUTO | ❌PARE COM O ACHÔMETRO

Esse assunto eu sei que é chato para muitos, e grande maioria preferem nem falar sobre, mas, conhecer os números é extremamente importante para você poder precificar o seu produto da forma correta. Eu falo isso, porque muitas ações em relação ao preço são implementadas pelas empresas, apenas na base no “achômetro“.

Um exemplo para ilustrar o que eu estou falando, que você vê muito no mercado. É oferecer desconto para o cliente, tendo como justificativa , que isso faz vender mais. Será que realmente essa decisão de dar desconto foi comprovada na prática, que faz vender mais? Sem fazer muito cálculo, se você concede para o cliente 10% de desconto, você precisaria no mínimo aumentar a quantidade de vendas em 50% para manter o mesmo lucro que você tinha sem dar o desconto.

Então se você vendia 1.000 unidades do seu produto sem desconto, agora vai ter que vender 1.500 unidades para ter o mesmo lucro. Eu já tenho um vídeo no canal, onde eu explico isso em maiores detalhes, vou deixar o link na descrição. Porque essa diferença varia em função da margem de lucro de cada produto. Se você não viu, assista esse vídeo.

Eu tenho a absoluta certeza, que a maioria não tem ideia que ele vai precisar vender 50% a mais para manter o mesmo lucro, por causa dos 10% de desconto que ele está dando. Por isso que você precisa conhecer os números.

Se a sua estratégia é baixar o preço, você precisará saber qual a quantidade de vendas adicionais que deverão ser feitas apenas para igualar o lucro. Às vezes você pode até estar vendendo mais, mas se você não atingir a quantidade mínima para compensar esse desconto. Vai tomar prejuízo, mesmo vendendo mais. E isso vai acontecer, porque você não conhece os seus números.

Outra situação que é parecida, mas diferente. É quando você precisa aumentar o preço do seu produto. Neste caso, você precisará saber qual a quantidade de vendas que poderão ser perdidas, que não irão impactar no seu lucro. Pode acontecer de você reduzir a quantidade de vendas, achar inicialmente que a decisão de aumentar o preço foi ruim e depois descobre que o seu lucro aumentou, mesmo com a redução das vendas. Então você precisa dominar os números para fazer a análise de forma racional baseada nos números e não no “achômetro”.

Outro erro que acontece muito, que para mim esse é o pior de todos, é o seguinte. Toda empresa precisa ter lucro e para que isso aconteça, o conceito é simples. Você precisa vender seu produto por um valor maior do que o preço de custo. Tudo começa pelo preço de custo. Você precisa saber calcular o preço de custo REAL do seu produto. Se você trabalha com revenda, o preço de custo não é o preço que você compra o seu produto. Existe uma infinidade de custos indiretos que provavelmente você tem, até que a venda aconteça.

Às vezes você pode ter custo até no pós venda, que precisa ser considerado no custo real do seu produto. Vou dar um exemplo simples de maneira geral, de um custo que tem que ser considerado no seu produto e poucas pessoas consideram. Custo de inadimplência. Um percentual dos seus clientes estão com algum pagamento em atraso. Isso por consequência gera um impacto no seu capital de giro, que por consequência te causará um custo.

Outro exemplo de custo que geralmente são desconsiderados na precificação. Seria o custo de venda. Esse custo seria todo o gasto necessário, no processo de venda do seu produto. As vezes você precisa visitar o cliente para mostrar o produto. Então aqui você teria o custo da hora do vendedor com o custo do transporte. Nesta visita, Talvez você precise demostrar na prática como o produto funciona, então vai ter também o custo dessa apresentação.

Enfim, eu poderia dar vários exemplos de custos que ocorrem antes e depois da venda que não são considerados no custo real do produto. O importante é entender, o porque não são. O primeiro eu falaria que é por não conhecer os números. Falta realmente domínio na precificação que faz a pessoa cometer esse erro e o segundo motivo, que esse pra mim é o pior, seria a negligência. A pessoa saber que tem aquele custo e simplesmente ignorar.

Vou dar um exemplo: A pessoa tem uma empresa que faz entrega local na cidade e não considera o custo da entrega.

Em ambos os casos, não conhecer os números irão fazer você achar que seu produto custa X e o custo real pode estar sendo 2x. Então aquele lucro que você acredita que está tendo, esquece. Talvez você possa estar tomando prejuízo e nem sabe. Saber vender o seu produto por um preço maior do que o custo real, para ter o seu lucro. Pode ser simples, mas não é uma tarefa fácil para quem não conhece os números. Então procure aprender a calcular o CUSTO REAL do seu produto, para que você pare de tomar prejuízo e tenha a segurança do seu lucro está garantido.

Se você ainda não me conhece, meu nome é Jéfferson, dá um like, se inscreva no canal e deixe um comentário se tiver alguma dúvida. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma, até o próximo vídeo, valeu.

plugins premium WordPress