O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE A PRECIFICAÇÃO | PRECIFICAÇÃO PARA INICIANTES #07

Segue abaixo a transcrição do vídeo:

Nesse vídeo eu vou ter que falar o que ninguém te conta sobre a precificação. Os efeitos colaterais, quando se aprende a precificar. Se você esta aqui querendo aprender a calcular o preço do seu produto, então esse vídeo é pra você.

Depois que você aprende de verdade a precificar o seu produto. Toda aquela insegurança que você tinha quando copiava o preço da concorrência, sem saber direito se estava tendo lucro ou não, vai embora. Mas infelizmente podem surgir alguns efeitos colaterais que talvez ninguém tenha te falado. Então nesse vídeo, eu vou falar sobre os efeitos colaterais que surgem pra quem aprende a precificar seu produto. Porque conhecendo esses efeitos, você vai ficar de forma antecipada, mais preparado para enfrentar esses desafios.

O primeiro efeito colateral, o n°1: Acontece quase de imediato, quando você termina de precificar o seu produto. Então você compara com o seu preço antigo, aquele preço que você utilizava antes de aprender a precificar. Aí você descobre que estava tomando prejuízo o tempo todo. E fica claro porque o lucro não aparecia, mesmo você fazendo muitas vendas. E é desanimador quando você descobre que todo o seu trabalho do passado não teve retorno financeiro, pela falta de domínio na precificação. Então, antes de começar a vender qualquer coisa, aprenda a precificar o seu produto. Não corra o risco de gastar tempo e energia pra vender um produto e tomar prejuízo.

Outra coisa que também pode acontecer, é você olhar pra concorrência e não entender como ele consegue vender um produto tão barato. As vezes o preço de venda da concorrência pode ser até o mesmo valor do seu preço de custo, aí que você fica sem entender nada. Como que essa empresa esta lucrando? é o que vai passar pela sua cabeça. Porque a princípio é impossível ter lucro com aqueles valores. E a resposta pra isso é simples. você não tem os mesmos custos do seu concorrente. Principalmente se ele for grande no mercado.

Tome cuidado com essas comparações de preço com a concorrência, você nunca vai saber se eles estão ou não tendo lucro naqueles preços. Gostaria de aproveitar e deixar uma dica, se você não sabe precificar ainda, e segue essa estratégia de vender um pouco mais barato do que a concorrência. Saiba que sempre vai aparecer alguém no mercado que vai vender mais barato. Então essa estratégia, tem que tomar muito cuidado.

O segundo efeito colateral, é quando você chega à conclusão que não vale a pena vender mais o seu produto. Isso é até comum, seu novo preço fica tão acima dos da concorrência, que não faz sentido continuar vendendo por esse novo preço. Caso exista no mercado um produto melhor do que o seu por um preço mais barato, não tem o que fazer. Hoje o cliente com o celular na mão, tem acesso aos preços de todos os seus concorrentes, então se você não consegue gerar valor, fica praticamente impossível enfrentar esse mercado.

Então o caminho é deixar de vender os produtos de pouca margem de contribuição. E focar em poucos produtos, mas os que tem maior margem e que faça sentido economicamente falando em continuar vendendo. Fazendo isso, você vai precisar de menos venda para conseguir o mesmo lucro ou até maior do que estava tendo antes. Simplesmente excluindo os produtos de menor margem e dando foco nas vendas para os de maior margem. Vai te ajudar a ter um resultado melhor do que você estava tendo. Não se apegue a produto nenhum, tenha coragem de tomar essa decisão de não vender mais um produto que está te dando prejuízo. Mas é claro, você precisa dominar a precificação para fazer essa análise de forma correta.

 O terceiro efeito colateral, é descobrir que o preço final de venda é baseado no abstrato. Todo o trabalho que você teve em aprender a compor os custos não é exatamente o que vai decidir o seu preço de venda. Antigamente era desse jeito, mas hoje não funciona assim. Antigamente precificação se resumia em composição de custo. As empresas faziam a composição de todos os custos, adicionava o lucro e estabelecia o preço de venda. Então o preço vinha de dentro da empresa para o mercado. Simples assim.

Mas se você realmente conhece um método de precificação, você sabe que a parte da composição de custo é apenas a etapa inicial do processo. O que vai determinar o preço de venda é o que o cliente está disposto a pagar. Sendo mais específico, vem da percepção de valor do cliente sobre o produto. Então o preço vem de fora pra dentro. O processo hoje é o inverso do que era antigamente. Claro que a composição de custo é extremamente importante, você precisa dela para fazer diversas análises estratégicas de preço.

Como por exemplo: saber exatamente qual está sendo o seu lucro, quantos produtos você precisa vender no mês pra sair do prejuízo, identificar quais produtos estão de fato dando lucro. Calcular o retorno do que foi investido na sua empresa, se está valendo a pena ou é melhor deixar esse dinheiro na poupança. Na poupança não, em outro ativo de investimento, deixa eu me corrigir aqui.

Saber exatamente até quanto pode dar de desconto pro cliente, pra fazer promoção e liquidação do seu estoque. São diversas questões estratégicas que a composição de custo é obrigatório para você tomar essas decisões. Se você ainda não sabe precificar o seu produto, a última etapa do processo de precificação é a mais desafiadora. É nessa etapa que você avalia o mercado, conhece os seus concorrentes, os seus clientes, entende bem o que é visto por ele que tem valor. E depois de fazer tudo isso é que estabelece o preço de venda do seu produto. Eu vou parar por aqui, existem outros efeitos colaterais, mas esses são na minha opinião os mais importantes.

Gostaria de deixar um recado final, pra quem quer aprender sobre precificação, procure um método que te ensine a calcular o seu preço de venda de fora pra dentro. Hoje essa é a forma correta de precificar tanto produto quanto serviço.

Se você ainda não me conhece, meu nome é Jéfferson, dá um like, se inscreva no canal e deixe um comentário se tiver alguma dúvida. Espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma, até o próximo vídeo, valeu.

plugins premium WordPress